top of page

Estudo de Caso Espoletas Fiocchi Small Pistol

Estudo realizado por:

Por C. “Magno” e L.S “Muska” Data 19/06/2020



Estudo de Caso | Espoletas Fiocchi Small Pistol


DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. PROIBIDA A REPRODUÇÃO, AINDA QUE PARCIAL, SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DOS AUTORES. (LEI 9.610/98).




Objetivos Com a Flexibilização da Importação de Produtos Controlados pelo Exército Brasileiro, no Primeiro Semestre de 2020 Diversas Lojas especializadas na venda de Armas & Munições disponibilizaram aos Atiradores e Caçadores com as devidas obrigações em dia junto ao Exército Brasileiro opções de Insumos importados, possibilitando uma nova oferta de produtos destinados à recarga de munições voltadas ao Tiro Desportivo & Caça em geral. Nosso Objetivo é fomentar entre os atiradores desportivos uma avaliação do produto em questão em comparativo com o único produto disponível no Brasil: a Espoleta CBC N ̊ 1 1/2 Small Pistol.



Critérios adotados em teste: • Confiabilidade/ Dureza (caso apresente problemas de ignição) • Comparativo de Queima • Velocidade (se existe o acréscimo ou decréscimo de velocidades)

Metodologia Adotada: Confiabilidade: No teste comparativo, utilizamos 08 (oito) estojos do calibre .38SPL de mesmo lote e com bolso uniformizado . As espoletas CBC 1 1/2 estão na primeira coluna, em tom níckel claro.


Espoletas Fiocchi Small Pistol Primer estão na segunda Coluna, em tom Dourado.



Resenha: Em nosso teste de ensaio, Utilizamos um Revólver Taurus Modelo 85, com cano de 3 Polegadas e Tambor de 05 Tiros, com mecanismo aliviado. Todos os estojos espoletados foram percutidos com sucesso, conforme fotografia documental acima. Conclusão: Os estojos contendo espoletas Fiocchi tiveram uma marcação do Firing Pin (Pino Percussor) mais evidentes, sugerindo uma dureza de parede menor, características essas adotadas em munições de fábrica.

Metodologia Adotada: Comparativo de queima: Em nosso Teste de comparativo de Queima, dando continuidade ao comparativo de ignição, fizemos uma avaliação do resíduo da espoleta no estojo.



Conclusão: Os estojos prova de teste revelaram que: 1. A espoleta Fiocchi possui uma queima mais limpa, deixando um índice mínimo de resíduos na parede interna do estojo, conforme imagem acima; 2. A espoleta CBC 1 1/2 Small Pistol apresentou uma queima gerando um índice de resíduos maiores, conforme fotografia acima. Uma queima mais limpa, poderá sugerir uma maior confiabilidade no conjunto da munição, reduzindo o acúmulo de resíduos no armamento durante o uso, reduzindo eventuais panes no equipamento.

Velocidade: Metodologia Adotada: Com o objetivo de verificar o comparativo de velocidade de queima no conjunto da munição recarregada, adotamos a seguine metodologia para aferição de velocidade:

1. Estativa Caldwell Matrix



2. Colimador Laser Lyte



3. Cronógrafo Balístico Caldwell com Kit de Iluminação IR




Com o Uso dos equipamentos Listados a acima, demos início aos nossos testes, desta vez com o Calibre 9mm LUGER. Todas as aferições de velocidade se deram em ambiente controlado, nivelado e apoiado distante 3 metros do equipamento, com o intuito de evitar distorções de Leitura nas amostras que utilizamos em nosso teste. Para o teste acima, adotamos a Taurus mod. PT92 AF-D, no Calibre 9mm PARA contendo 5” de cano, o suficiente para acelerar as munições recarregadas e verificar o possível ganho e/ou perda de velocidade e Consistência geral da munição recarregada. Tabela de Teste:








Quadro Comparativo: Carga utilizando Espoleta CBC 1 1/2: Nota dos Autores: Não recomendamos nem nos responsabilizamos por seguirem nossa tabela de Cargas, nosso objetivo é demonstrar um comparativo da variação de velocidade entre as espoletas utizidadas.

Carga Utilizando Espoleta Fiocchi Small Pistol: Nota dos Autores: Não recomendamos nem nos responsabilizamos por seguirem nossa tabela de Cargas, nosso objetivo é demonstrar um comparativo da variação de velocidade entre as espoletas utizidadas.

Conclusão: Nosso estudo sugere alguns elementos a serem considerados aos atiradores que estão em dúvidas em qual tipo de espoleta adotar:

  1. Podemos verificar que o uso da espoleta Fiocchi gerou aumento de velocidades na casa dos 3.73%;

  2. Podemos verificar que o Standard Deviation (Desvio Padrão) foi reduzido de 18.5 (CBC) para 12.5 (Fiocchi), o que sugere uma munição mais precisa para a pratica do tiro desportivo;

  3. Ocorre uma queima mais limpa (consequentemente mais rápida) da espoleta Fiocchi em comparação ao Modelo 1 1/2 Small Pistol da CBC, sugerindo um menor índice de resíduos no armamento durante seu uso;

  4. A percussão das Espoletas Fiocchi, demonstraram um indíce de deformação maior, o que sugere que a mesma possua uma parede mais macia, assemelhando-se aos modelos adotados em munições comerciais.

  5. Com o acréscimo na velocidade, recomenda-se um ajuste fino do usuário, para manter suas recargas dentro dos padrões estabelecidos pela SAAMI e/ou NATO, de acordo com a sua filosofia de uso.



Estudo feito por C. “Magno” L.S “Muska”



O texto não é de autoria da Projéteis Buffalo. A Buffalo se exime de quaisquer responsabilidades acerca do estudo acima.

O estudo não necessariamente representa a opinião da Buffalo. A responsabilidade é dos autores do estudo.


DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. PROIBIDA A REPRODUÇÃO, AINDA QUE PARCIAL, SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DOS AUTORES. (LEI 9.610/98)






2.302 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page